A Sua Melhor Versão é tema do Encontro das Mais que Vencedoras

Em 14 de novembro, aconteceu a reunião mensal do projeto Mais que Vencedoras (+QV).

 

 

O encontro foi marcado por momentos de louvor, orações, testemunhos impactantes e uma mensagem de reflexão.

 

Diretamente do Renascer Hall, a palavra foi ministrada pela Bispa Sonia Hernandes, com base no tema “A Sua Melhor Versão”.

 

“Que sua motivação não seja ser melhor do que os outros, mas o seu melhor! Busque ser uma filha, mãe, esposa, profissional e serva de Deus melhor!”, afirmou ela.

 

Em seguida, ela leu o texto bíblico de Juízes 6.11 a 23, que diz: “Então, veio o Anjo do Senhor, e assentou-se debaixo do carvalho que está em Ofra, que pertencia a Joás, abiezrita; e Gideão, seu filho, estava malhando o trigo no lagar, para o pôr a salvo dos midianitas. Então, o Anjo do Senhor lhe apareceu e lhe disse: O Senhor é contigo, homem valente. Respondeu-lhe Gideão: Ai, senhor meu! Se o Senhor é conosco, por que nos sobreveio tudo isto?

 

E que é feito de todas as suas maravilhas que nossos pais nos contaram, dizendo: Não nos fez o Senhor subir do Egito? Porém, agora, o Senhor nos desamparou e nos entregou nas mãos dos midianitas. Então, se virou o Senhor para ele e disse: Vai nessa tua força e livra Israel da mão dos midianitas; porventura, não te enviei eu? E ele lhe disse: Ai, Senhor meu! Com que livrarei Israel? Eis que a minha família é a mais pobre em Manassés, e eu, o menor na casa de meu pai. Tornou-lhe o Senhor: Já que eu estou contigo, ferirás os midianitas como se fossem um só homem.

 

Ele respondeu: Se, agora, achei mercê diante dos teus olhos, dá-me um sinal de que és tu, Senhor, que me falas. Rogo-te que daqui não te apartes até que eu volte, e traga a minha oferta, e a deponha perante ti. Respondeu ele: Esperarei até que voltes. Entrou Gideão e preparou um cabrito e bolos asmos de um efa de farinha; a carne pôs num cesto, e o caldo, numa panela; e trouxe-lho até debaixo do carvalho e lho apresentou.

 

Porém o Anjo de Deus lhe disse: Toma a carne e os bolos asmos, põe-nos sobre esta penha e derrama-lhes por cima o caldo. E assim o fez. Estendeu o Anjo do Senhor a ponta do cajado que trazia na mão e tocou a carne e os bolos asmos; então, subiu fogo da penha e consumiu a carne e os bolos; e o Anjo do Senhor desapareceu de sua presença. Viu Gideão que era o Anjo do Senhor e disse: Ai de mim, Senhor Deus! Pois vi o Anjo do Senhor face a face. Porém o Senhor lhe disse: Paz seja contigo! Não temas! Não morrerás!”

 

Acompanhe, a baixo, os principais trechos da ministração:

 

Pergunte-se hoje: Como eu tenho me enxergado? Pois é isso que determinará a distância que percorrerá...

 

Infelizmente, há pessoas que se enxergam fora do plano de Deus e, por esse motivo, não conseguem vivê-la.

 

Quando desenvolvemos a nossa melhor versão, ou seja, quando nos tornamos quem o Senhor nos formou para ser, finalmente encontramos a paz interior.  

 

Gideão, por exemplo, tinha um mindset limitado. Mesmo o anjo do Senhor falando que ele era capaz, enxergava-se como o pior dos piores.

 

A nossa realidade não define quem nós somos. Precisamos ter consciência de que Deus não se relaciona com nossos problemas, mas com o nosso potencial.

 

O Senhor sabia qual era o contexto de Gideão, mas havia chegado o momento de ele ter sua verdadeira identidade revelada. E, assim, passou por um processo de transformação e tornou-se um grande juiz.

 

Para desenvolver a sua melhor versão, há cinco conselhos:

 

 

1- Elimine as comparações!

 

Precisamos ter consciência de que Deus tem uma missão diferente para cada uma de nós.

 

Antes de se comparar com os outros e procurar motivos para desistir, lembre-se de que, se o Senhor te chamou, é por que você é aquela que Ele procura!

 

Você não precisa se encaixar nos padrões deste mundo, pois já se encaixa perfeitamente no plano de Deus.

 

Quando Moisés morreu, Josué foi chamado para ocupar o seu lugar. Era um novo ciclo que o Senhor estava inaugurando. Não era mais tempo de andar pelo deserto, mas de derrubar gigantes.

 

Os dois ocuparam o mesmo cargo e lideraram o mesmo povo, mas, para cada um, Deus tinha um propósito diferente, ou seja, eram lideranças incomparáveis.

 

Josué, para assumir aquela posição, não precisava ser a melhor versão de Moisés, mas de si mesmo!

 

Efésios 2.13 a 22: “Mas, agora, em Cristo Jesus, vós, que antes estáveis longe, fostes aproximados pelo sangue de Cristo. Porque ele é a nossa paz, o qual de ambos fez um; e, tendo derribado a parede da separação que estava no meio, a inimizade, aboliu, na sua carne, a lei dos mandamentos na forma de ordenanças, para que dos dois criasse, em si mesmo, um novo homem, fazendo a paz, e reconciliasse ambos em um só corpo com Deus, por intermédio da cruz, destruindo por ela a inimizade.

 

E, vindo, evangelizou paz a vós outros que estáveis longe e paz também aos que estavam perto; porque, por ele, ambos temos acesso ao Pai em um Espírito. Assim, já não sois estrangeiros e peregrinos, mas concidadãos dos santos, e sois da família de Deus, edificados sobre o fundamento dos apóstolos e profetas, sendo ele mesmo, Cristo Jesus, a pedra angular; no qual todo o edifício, bem-ajustado, cresce para santuário dedicado ao Senhor, no qual também vós juntamente estais sendo edificados para habitação de Deus no Espírito.”

 

2- Siga os modelos certos!

 

Antes de escolher suas mentoras ou aquelas que te inspirarão, analise: São honestas? São confiáveis? Estão dentro do seu propósito? Têm frutos para o Senhor? São conquistadoras ou só têm apenas um belo discurso?

 

Sabe qual é deve ser o nosso maior referencial? Jesus Cristo! Pois Ele é à prova de tudo, inclusivo da morte!

 

3- Tome cuidado com os seus julgamentos!

 

Os nossos julgamentos definem mais quem nós somos do que aqueles a quem julgamos.

 

Busque olhar para o outro como se fosse você! Trate o próximo como você gostaria de ser tratada!

 

Em vez de apontar o dedo, estenda a mão! Substitua os julgamentos pela empatia!

 

Mateus 7.1 a 5: “Não julgueis, para que não sejais julgados. Pois, com o critério com que julgardes, sereis julgados; e, com a medida com que tiverdes medido, vos medirão também. Por que vês tu o argueiro no olho de teu irmão, porém não reparas na trave que está no teu próprio? Ou como dirás a teu irmão: Deixa-me tirar o argueiro do teu olho, quando tens a trave no teu? Hipócrita! Tira primeiro a trave do teu olho e, então, verás claramente para tirar o argueiro do olho de teu irmão.”

 

Antes de julgar, lembre-se de que amanhã, o alvo pode ser você e que relacionamentos saudáveis não se constroem com condenação ou competição, mas com colaboração, cooperação, comunhão e concordância.

 

4- Faça uma autoanálise

 

Durante a reunião, as participantes receberam a Roda da Vida +QV, que é uma ferramenta de autoavaliação (conforme mostra a figura abaixo).

 

 

O objetivo é identificar quais áreas dependem mais de nossa dedicação para que, assim, consigamos colocar tudo em equilíbrio.

 

Durante a reunião, a Bispa sugeriu a seguinte atividade:

 

Para cada área, coloque duas atitudes que podem elevar suas notas!

 

Por exemplo:

 

Na área espiritual, o que falta para eu chegar ao 10?

 

- Meditar na Palavra de Deus todos os dias;

 

- Orar, no mínimo, três vezes por dia.

 

Na área financeira:

 

- Poupar, pelo menos, 20% do meu salário;

 

- Deixar de comprar o que não preciso, mesmo que esteja na promoção.

 

Na área física:

 

- Colocar meus exames em dia;

 

- Fazer, no mínimo, 30 minutos de atividades físicas por dia.

 

Enxergue-se realizando cada uma das atitudes que você precisa tomar para elevar suas notas e as inclua na sua rotina, mesmo que seja aos poucos. Isso se chama andar pela fé!

 

5- Haja como se você já fosse (posicionamento)!

 

Lembre-se de que: não existe transformação sem oração e mudança de hábitos!

 

Por isso, para finalizar, coloque em seu Caderno de Guerra:

 

- O louvor “Encontrei o Meu Lugar”, do Renascer Praise;

 

- Uma oração, pedindo para que o Senhor te transforme naquela que Ele formou para ser;

 

- 20 motivos de gratidão a Deus;

 

- 20 qualidades suas;

 

- 3 atitudes que você vai tomar para, até o final do ano, aumentar suas notas na Roda da Vida.

 

 

Redação